Marketing para eventos: 4 dicas para aumentar sua visibilidade online
Desenvolver uma estratégia de marketing para eventos é uma das tarefas mais importantes no seu planejamento. Independente se você organiza atividades online ou presenciais, garantir a visibilidade do evento é essencial para atrair mais participantes.
Com as ferramentas certas e falando direto com seu público, você consegue despertar o interesse e estimular que mais pessoas se inscrevam. Além disso, manter o contato por diferentes canais amplia suas chances de cativar um participante que já teve contato com seus eventos ao mesmo tempo que atrai novos.
Mas para fazer tudo isso de forma assertiva, o ideal é que você tenha uma estratégia traçada desde o início do planejamento e conte com a tecnologia para facilitar as tarefas.
4 dicas de marketing para eventos que você precisa seguir
1 – Crie uma identidade visual
Seu evento precisa ter personalidade e, nada melhor pra conseguir isso do que criando uma identidade visual própria para ele. Ela deve ser reflexo de um conjunto de características expressas pela cor, fonte das letras, logo e imagens. Essa base de elementos vai servir para desdobrar sua comunicação visual em diferentes peças como banner pro site, avatar para redes sociais, logo para cards, template dos certificados e materiais de apoio.
Na hora de criar, aposte em uma identidade forte e marcante para destacar e consolidar seu evento na memória do público.
2 – Pense nas experiências que vai oferecer
Muito além do conteúdo, os eventos passaram a atrair público pelas experiências que oferecem. E aqui estão incluídos tanto os workshops e treinamentos que acontecem presencialmente quanto as atividades online que este novo momento permite. Com a tecnologia, é possível criar experiências únicas e surpreendentes para os participantes.
E isso deve ficar claro na sua comunicação. Mostre para o público o que ele vai encontrar em cada momento de contato com seu evento. Pense em ações que envolvam o participante desde o momento da sua inscrição. Incentive sua participação em atividades por email ou nas redes sociais. Crie expectativas, aposte na gamificação e na estratégia de member get member, onde as indicações de quem já está inscrito valem recompensas.
SAIBA MAIS: COMO CONQUISTAR O ENGAJAMENTO DO PÚBLICO EM EVENTOS ONLINE
3 – Diversifique os canais de divulgação
Uma estratégia de marketing para eventos não pode ser engessada e presa apenas a uma forma de divulgação. Mesmo tendo um público-alvo para atingir, nem todos que fazem parte deste grupo serão impactados da mesma forma. Por isso, o ideal é diversificar os canais onde seu evento vai ser divulgado. A seguir, a gente mostrar algumas das opções.
Se você alguma vez já ouviu que a comunicação por email tinha chegado ao fim, saiba que a verdade é outra. É só pensar na quantidade de cadastros que a gente faz utilizando o email e o tanto de contatos que acontecem por ele. Para organizadores que já possuem uma base de contatos de eventos anteriores, é uma das formas mais eficientes de chegar novamente a essas pessoas.
Mas aqui não estamos dizendo para enviar email sobre seu evento para toda base. É preciso selecionar aqueles que possuem interesse no tema e formato que você está oferecendo. Uma forma de fazer isso é criando segmentações e automatizar envios específicos para cada uma delas.
Redes sociais
Twitter, Facebook, Instagram e Linkedin. Essas são as principais redes sociais onde você pode investir na divulgação de seus eventos. Seja de forma orgânica ou patrocinada, seu conteúdo pode chegar a milhares de pessoas por esses canais. Mas para aproveitar o potencial de cada uma dessas redes, antes de sair publicando é preciso analisar quais delas se encaixam melhor na sua estratégia. Por exemplo, se você deseja compartilhar conteúdos com links para artigos e materiais de edições anteriores, talvez o Instagram não seja o local mais indicado, pois não permite esse tipo de conteúdo clicável no feed. Mas se for um evento com grande apelo visual de fotos e vídeos, é totalmente adequada.
O Twitter é ideal para manter a atualização do que está acontecendo com pequenos drops de notícias sobre o evento. É indicado para compartilhar a confirmação de palestrantes e outras atrações, falar sobre alterações no cronograma ou ainda estimular o engajamento online com uso de hashtags próprias do seu evento.
Já o Facebook e o LinkedIn são alternativas viáveis para falar com grupos específicos de participantes. Eventos da área médica, por exemplo, podem ser divulgados nas comunidades específicas dessas redes.
Site próprio
Essa é uma ferramenta essencial para dar mais visibilidade e captar interessados para seus eventos. Afinal, quando um participante em potencial quer saber mais sobre seu evento, provavelmente, pesquisa na internet. E nada melhor do que oferecer a ele todas as informações em um mesmo lugar.
SAIBA MAIS: POR QUE SEU EVENTO PRECISA DE UM SITE EXCLUSIVO
Além disso, com um site você tem inúmeras possibilidade de acesso, pois atrai desde os que já sabem tudo sobre o evento e querem apenas finalizar a inscrição, até quem está recém no primeiro contato com as atividades que você está organizando e precisa saber mais. Ou ainda, quem já conhece tudo, já fez a inscrição mas volta para conferir programação, dia, horário ou palestrantes. Por isso, é preciso estar preparado para receber todo esses perfis e oferecer uma experiência satisfatória para eles.
Na hora de criar seu site, lembre que ele precisa ser objetivo, trazer informações completas e, principalmente, ser seguro para vender inscrições.
4 – Intensifique sua estratégia de marketing para eventos com uma plataforma online
Além de ter uma boa estratégia de marketing para seus eventos, você precisa contar com ferramentas que facilitem suas tarefas, antes, durante e depois das atividades acontecerem. Uma das melhores formas de conseguir isso é com uma plataforma digital para gerenciamento dos eventos.
SAIBA MAIS: O PAPEL DA EVENTIZE EM TODAS ETAPAS DOS EVENTOS DE SUCESSO
Entre as vantagens que a gente oferece é a personalização do site do seu evento. Você pode alterar o título de exibição, criar novas páginas e até editar o conteúdo. Cada página criada gera automaticamente um novo item no menu. Depois disso, você também pode definir quais páginas estarão vísiveis no site e a ordem de exibição.
Além disso, pode incluir logo dos apoiadores, patrocinadores e realizadores do evento. E cada um desses logos pode ter um link direcionando para o site da empresa ou instituição parceira.
Também é possível integrar seu site com as redes sociais. Caso você já possua um website, a página criada em nosso sistema pode ser facilmente integrada a ele.
Se você escolhe a nossa plataforma, também pode personalizar e automatizar todas notificações que são enviadas aos participantes e palestrantes do evento.
É possível configurar o envio de emails para informar inscrições pendentes, data limite para inscrições ou liberação da programação. Isso facilita seu trabalho, reduzindo o tempo investido em tarefas manuais feitas de forma repetitiva. Tudo pensado para facilitar e potencializar o processo de comunicação entre organizadores, participantes e convidados.
O que fica claro é que com uma estratégia de marketing para eventos bem direcionada e o uso das ferramentas certas, você consegue atingir seu público com menos trabalho. E, muito além de garantir a venda de ingressos, pode manter um relacionamento que leve à fidelização desse participante.