Como organizar um seminário: veja o que não pode faltar no seu evento
Organizar um seminário envolve muito mais do que a escolha dos estudos e de quem fará sua apresentação ou guiará os debates. Este tipo de evento conta com algumas etapas que merecem atenção, seja ele online ou presencial.
Mas, para ter sucesso na organização de um seminário, é preciso ficar atento para alguns pontos que vão desde a escolha do tema central até o local onde será realizado ou os materiais necessários.
A seguir, veja os cinco principais itens que não podem faltar na organização do seu seminário.
5 itens essenciais para organizar um seminário
1 – Escolha o tema
Isso parece óbvio, mas para definir qual vai ser o tema central da troca de ideias durante o seminário é preciso fazer algumas avaliações. Primeiro, identificar quem é o público-alvo do evento para entender quais temas são mais pertinentes para esse grupo. Depois, pesquisar quais assuntos relacionados a este nicho estão em alta. Além disso, a temática deve ser atrativa.
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2 – Defina quem serão os convidados
A partir da lista de assuntos para seu seminário, é possível fazer um levantamentos de quem são os especialistas naquela área. Em seguida, selecione aqueles que oferecem contribuições efetivas para o evento e seus participantes. Também é importante avaliar os que têm bastante notoriedade na área de atuação, isso pode despertar o interesse do público e atrair mais participantes.
3 – Estabeleça um orçamento
Até mesmo se o seu seminário for online, é preciso definir um orçamento que será investido na organização. Para não ultrapassar os gastos, o ideal é listar todas as possibilidades de despesa como contratação de fornecedores, materiais promocionais e divulgação, entre outras.
4 – Planeje um horário para início e término do evento
O tempo que um seminário deve durar é muito relativo, pois depende de quantos palestrantes foram convidados e da quantidade de informação que cada um tem para compartilhar. Neste caso, o ideal é que se encontre um ponto de equilíbrio para evitar que o evento seja curto demais ou se estenda além do que o necessário. Também é importante prever uma duração suficiente para que os temas escolhidos sejam abordados por completo.
5 – Divulgue seu seminário
Tanto faz se você está organizando um evento presencial ou online, a divulgação deve ser parte importante do seu planejamento e acontecer de forma assertiva. Afinal, um evento sem divulgação não atrai participantes. Nesta etapa, atualize seu mailing e aproveite para iniciar a divulgação para essa base.
As redes sociais também são indicadas para atrair mais público. Estar online é cada vez mais uma necessidade, seja pessoal ou do mercado. Por isso, a etapa de divulgação do seminário é tão importante.