Aprendizados da pandemia: o futuro dos eventos
O setor de eventos está sendo um dos mais afetados pela pandemia. Em compensação, é também um dos mais criativos e com maior capacidade de resposta às mudanças. Assim, mesmo com adversidades, os aprendizados da pandemia para o futuro do setor de eventos são muitos. Aprendizados que contribuem para a construção de um novo momento, mesmo depois que tudo passar.
Em meio às dificuldades, reinventar-se virou necessidade. Mesmo diante da paralisação das atividades presenciais, conseguimos criar novos formatos de eventos. Fomos para os meios digitais, híbridos e interativos. Com a ajuda da tecnologia e da inovação, inventamos um novo jeito de estar presente.
Por isso, saiba que a pandemia está deixando aprendizados que ajudam o setor a ampliar as perspectivas. Olhar para a frente com mais resiliência e sabedoria. Afinal, trabalhar com eventos é saber lidar com imprevistos.
Aprendizados da pandemia para o setor de eventos – o que levaremos para o futuro?
1 – A transformação deve ser contínua
A necessidade de surpreender e envolver o cliente, criando novas experiências, deve ser mais do que um objetivo. Ela precisa ser um hábito para quem trabalha com eventos. Sendo assim, potencializar toda a inovação e experimentação deve ser prática continua.
O desafio é, no futuro, manter uma rotina em que haja espaço para tanta criatividade quanto agora.
2 – Conexão vai muito além do wi-fi
A tecnologia, ao contrário do que imaginávamos, pode aproximar ainda mais as pessoas. O meio digital permite maior interação e engajamento. Sem contar nas inúmeras formas de segmentação e na possibilidade de criar conexões com pessoas do mundo todo. Afinal, quem não tem uma história de sonhar em trazer um palestrante, mas esbarrar no orçamento reduzido?
Planejar, divulgar e implementar um evento tornou-se algo mais complexo, porém mais completo também. Dessa forma, para projetar o futuro, conte com as ferramentas aliadas das quais ficamos tão íntimos nos últimos tempos.
SAIBA MAIS – EVENTOS DRIVE-IN: EXPLORE NOVOS FORMATOS E ATRAIA MAIS PARTICIPANTES
3 – Atitude tem o poder de superar obstáculos
Não podemos esperar a dificuldade passar, pois somente nós podemos transformar adversidade em oportunidade. É o famoso “vai lá e faz”. O setor de eventos foi um dos primeiros a paralisar suas atividades, mas reagiu com rapidez e foi se reinventando através das plataformas digitais.
Foi quando surgiram as lives e junto com elas novas possibilidades de interação. Na verdade, a ferramenta já estava ali mesmo antes da pandemia. Foi preciso uma necessidade maior para acessarmos esse recurso.
O domínio das ferramentas nos faz trabalhar da melhor forma possível hoje. Já a inquietação de fazer sempre mais, melhor e diferente, vai nos levar ainda mais longe.
4 – Adaptabilidade é um recurso precioso
Conhecer fórmulas e saber aplicar métodos é importante, mas, nos momentos de tensão, melhor sobrevive quem mais se adapta. Em 2020, fomos obrigados a colocar o discurso da adaptação em prática. Com isso, foi impossível se acomodar. A situação exigiu soluções rápidas e, portanto, não resta dúvida, sairemos mais fortes dessa pandemia.
E você, já parou para pensar em que aprendizados vai levar para os eventos de 2021? Reflita sobre o que passou, organize o presente e projete o futuro. Afinal, não há melhor hora de transformar as lições em rotina do que agora.
Quer ler mais sobre marketing de eventos? Clique aqui para acessar um excelente guia do Google.